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CheckList

VEJA O CHECK LIST DE ÍTENS PARA VERIFICAR ANTES DA INSPEÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


Há alguns itens importantes que devem ser observados antes de levar seu veículo a um dos Centros de Inspeção:
Itens da pré-inspeção visual, que identificado durante o procedimento, não prossegue para a inspeção visual e computadorizada.

  • As duas placas devem estar limpas e em perfeitas condições de identificação com a tarjeta de São Paulo.

    A cor do veículo e o combustível utilizado devem ser os mesmos que constam no documento.

    Deve haver combustível para realizar toda a inspeção.

    O capô deve permanecer aberto somente com a haste ou amortecedor e deve ser aberto com facilidade.

    O freio de estacionamento deve estar funcionando.

    A grade frontal e partes móveis (correias e polias) não podem estar expostas sem proteção.

    O painel do veículo deve indicar que o motor está aquecido.

    O direcionador de ar, que antecede o filtro de ar, deve estar encaixado corretamente.

    A vareta de óleo do motor deve estar encaixada corretamente.

    Todas as tampas de todos os reservatórios devem garantir vedação e estar em perfeito estado.

    O veículo deve dar partida pela chave de ignição.

    Nenhuma luz indicadora de temperatura do motor ou luz de óleo deve estar acesa.

    Verificar no sistema de escapamento

    O escapamento não deve estar furado ou com desplacamento decorrente de corrosão.

    O escapamento não pode estar com algum reparo com massa que não seja nas junções.

    O veículo não pode apresentar fumaça visível em marcha lenta.

    O veículo não pode apresentar fumaça visível quando acelera a ½ curso do acelerador.

    Não pode ter excesso de água saindo pelo escapamento.

  • A caixa do filtro de ar não pode estar suja, com fita isolante, massa tinta ou com adesivos.

    As mangueiras do sistema de admissão não deve apresentar alguma obstrução que impeça a verificação.

    Não devem existir mangueiras furadas, trincadas, rasgadas ou soltas.

    Não deve existir mangueira com fita isolante, massa, tinta ou com adesivos.

    Não deve existir parafusos vedando mangueiras.

    Não deve haver válvula de alívio de pressão no sistema de aceleração ou no carburador dos veículos GNV.

    Não devem existir bicos de injeção de combustível desconectados.

    Não deve haver indício de fuga de corrente no sistema de ignição.

    Não podem existir vazamentos aparentes de fluidos no:
    Cárter, filtro de óleo, juntas de cabeçote, bloco do motor, vedadores e retentores.
    Caixa de Transmissão, diferencial ou sistema de freio (incluso reservatório).
    Sistema de arrefecimento (mangueiras ou radiador).
    Sistema de direção hidráulica (caixa de direção, reservatório e mangueiras).
    Sistema de combustível (tanque, mangueiras, conexões, injetores e reservatório de partida a frio).

  • O veículo não pode morrer na marcha lenta durante o processo de inspeção.

    O veículo não deve estar com a marcha lenta acima de 1200 RPM.

    A marcha lenta não deve estar com variação superior a 200 RPM.

    Não deve haver barulho "anormal" no motor.

    O escapamento não pode estar "estourando" (com excesso de HC).

Itens da inspeção visual, que identificado durante o procedimento, prossegue para a inspeção visual e computadorizada, mas o veículo é reprovado mesmo que tenha atingido um resultado abaixo do limite de emissões de poluentes.

  • O sistema de PCV e de EGR não pode estar solto, trincado, com fissuras ou ausente.

    O sistema de injeção de ar secundário não pode estar solto, trincado, com fissuras ou ausente.

    Os encapsulamentos, barreiras acústicas e outros componentes que influenciam diretamente
    na emissão de ruído do veículo não podem estar soltos ou ausentes.

    A fixação das bombas do sistema de injeção de ar secundário não pode estar solta, trincada,
    com fissuras e nem ausente.

    O catalisador não pode estar solto, trincado, com fissuras ou ausente.

    A sonda lambda deve estar presa, sem fissuras e não pode estar solta ou ausente.

    A Lâmpada LIM (Lâmpada Indicadora de Mau Funcionamento) deve permanecer desligada
    por toda a inspeção ambiental veicular, sendo os veículos de 2009 em diante a lâmpada acende
    e apaga no momento da partida do motor.

    O cânister, componente que controla a emissão evaporativa de HC, não pode estar solto, trincado,
    com fissuras e nem ausente.

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